IP vai abater árvores no Parque de São Mamede

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai proceder, até final do ano, ao abate de 130 choupos que, segundo os seus peritos, podem colocar em causa os automobilistas que circulam na Estrada Nacional 539, entre Portalegre e Castelo de Vide.

TEXTO JOSÉ BENTO AMARO IMAGEM DR

As árvores em causa estão incluídas no Parque Natural da Serra de São Mamede, distrito de Portalegre. As primeiras informações sobre o abate dos choupos surgiram, pela Lusa, na noite de terça-feira, e davam conta de que as operações, em consequência dos exames fitossanitários realizados, poderiam abranger o concelho de Marvão.

A Semmais fez contactos posteriores (uma vez que se admitia que o corte pudesse atingir algumas das espécies que integram o denominado “Túnel das Árvores”, referenciado, devido à sua beleza, como uma das mais icónicos troços das estradas do país), não tendo obtido qualquer confirmação desta operação no referido local.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Costa, informou apenas que “a autarquia não se pronuncia”.

Já o vereador da Câmara Municipal de Portalegre, João Cardoso, adiantou que, apesar de naquele organismo serem ainda escassas as informações acerca do que pretende realizar a IP, existe a intenção de obter mais alguns esclarecimentos. “São 130 árvores, que é um número bem significativo”, disse.

O mesmo autarca adiantou ainda desconhecer qualquer intenção de abate no “Túnel das Árvores”. “Tanto quanto sabemos de momento, o corte de árvores será na estrada que liga Portalegre a Castelo de Vide”, adiantou