Radioterapia por videoconferência entre Unidades de Saúde do distrito

TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR

Desde 2006 que os profissionais do serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assistiam, presencialmente, às consultas multidisciplinares do Hospital Garcia de Orta (HGO) e do Centro Hospitalar de Setúbal. Agora, e no âmbito do Plano de Modernização da Administração Pública, implementado pelo Governo, essas consultas estão a ser realizadas por videoconferência.

Desta forma, admite o CHBM é possível “otimizar os recursos humanos do Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo” e, potenciar “uma discussão mais especializada de acordo com a subespecialização de cada um dos Radioncologistas deste Serviço”.

A aposta do Governo na área das tecnologias de informação permite dar continuidade a um trabalho que começou em 2005, quando o serviço de Radioterapia iniciou a sua atividade, dedicando-se ao “planeamento, administração e controlo de radioterapia externa a doentes do foro oncológico do CHBM, do Hospital Garcia de Orta, do Centro Hospitalar de Setúbal e do Hospital de Vila Franca de Xira”. Certificado desde 2009, o serviço realizou 4.192 consultas e 24.421 tratamentos, só no ano de 2018.