Secretária de Estado do Turismo no Alentejo para conhecer projetos e ofertas

A Secretária de Estado do Turismo termina esta terça-feira a sua deslocação ao Alentejo, onde visitou obras e conheceu alguns dos projetos desenvolvidos e implementados pela Turismo do Alentejo / Ribatejo.

 

A secretária de Estado do Turismo, acompanhada pelo presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) e outras entidades ligadas ao setor, conheceu ontem e hoje diversos empreendimentos, um no Ribatejo e os restantes no Alentejo, tendo constatado o que está a ser feito em termos de promoção e inovação.

Se no Arripiado, Chamusca, assistiu à inauguração do Centro Cycling local (projecto integrado na Criação e Dinamização da Rede Integrada de Centros BTT e Cycling do Alentejo e Ribatejo e do qual fazem parte mais 10 municípios), em Évora, onde foi lançado Évora Tycket, bilhete único de acesso a todos os espaços museológicos da cidade, deixou expressa a vontade de alargar esta iniciativa a todo o país.

Rita Marques apontou o Évora Tycket como um exemplo a seguir por outras cidades, deixando o desafio para que mais espaços e parceiros se possam unir à cidade alentejana e juntar na rede de museus. Sem adiantar uma data para a implementação a nível nacional, a secretária de Estado disse, contudo, que este é um projeto de abrangência nacional.

O bilhete único da rede de museus de Évora é coordenado pela ERT, tendo sido enaltecido pelo presidente da instituição, Ceia da Silva, que o classificou como “um projeto inédito muito relevante para o território”. “Este projeto pode ser catalisador da economia, uma vez que vai atrair mais turistas e fazer aumentar a permanência dos mesmos”.

O Évora Tycket, cujos preço vai de oito, dez ou 12 euros, consoante as visitas sejam de um dois ou três dias, é cofinanciado por fundos comunitários através do Programa Alentejo 2020 e integra uma dezena de espaços museológicos. São locais cuja gestão pertence a entidades diversas, tais como a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Câmara de Évora, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida, o Palácio dos Duques do Cadaval, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e o Museu do Relógio.

A visita de Rita Marques incidiu, sobretudo, em locais onde estão a ser desenvolvidos projetos apoiados pelo Turismo de Portugal. Foi o caso do Centro Cycling do Arripiado.

Na Praia do Alamal, Gavião, a secretária de Estado do Turismo conheceu o percurso “Arribas do Tejo”, um projeto que está a ser promovido pela ERT e que se insere na consolidação do produto walking Transalentejo.

De destacar também a apresentação do projeto Roteiro Literário “Levantado do Chão”. Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Montemor-o-Novo e que se enquadra no âmbito da Rede de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo.

Este projeto estende-se também a Aljustrel, Avis, Barrancos, Cartaxo, Elvas, Monforte, Montemor-o-Novo, Mora, Rio Maior, Serpa, Sousel e Junta de Freguesia de Galveias.

Em Alter do Chão, nos terrenos da Coudelaria, Rita Marques teve a possibilidade de se inteirar do andamento dos trabalhos no hotel que ali irá ser edificado pelo grupo Vila Galé, e que está a ser apoiado ao abrigo do programa REVIVE.

Houve ainda oportunidade de conhecer uma unidade hoteleira de Évora que se encontra certificada pela Biosphere Responsible Tourism como local de Destino Sustentável, e uma outra, em Alcácer do sal, cofinanciada pelo programa COMPETE 2020, que irá criar 34 novos postos de trabalho.

O périplo de trabalho terminou neste concelho do litoral alentejano com o lançamento das Rotas do Touring Cultural, que explora quatro grandes temáticas, nomeadamente megalitismo, fortificações, barroco e cultura avieira.