“Vira o Copo e Usa o Mesmo”, a ideia ecológica no Carnaval de Sesimbra

A Câmara Municipal e os comerciantes da Avenida Marginal querem acabar com lixo deitado à rua e ao mar.

 

O Carnaval também pode ser utilizado para sensibilizar os foliões para os cuidados ambientais. Essa é uma ideia partilhada pela Câmara Municipal de Sesimbra que, este ano, nos festejos que vai organizar está a incentivar o uso de copos reutilizáveis.

“Vira o Copo e Usa o Mesmo” é o nome da campanha que visa a obtenção de um ambiente mais sustentável e responsável.

Os contatos entre a autarquia e os estabelecimentos da Marginal de Sesimbra têm vindo a intensificar-se para que seja possível que, este ano, não se acumulem nas ruas, ou mesmo na praia e no mar, os milhares de copos de plástico que são utilizados uma só vez e depois abandonados.

A autarquia vai garantir a distribuição de copos reutilizáveis pelos estabelecimentos aderentes e apoiar a sua gestão durante os quatro dias de desfiles. O modelo será muito semelhante ao da maioria dos festivais e grandes eventos. Na primeira bebida o cliente paga uma caução de um euro e recebe um copo que pode usar em qualquer bar e restaurante da Avenida. Recebe também uma senha que lhe permite devolver o copo e receber o valor pago.

Na marginal e em cada estabelecimento aderente haverá informação sobre a campanha. A ideia foi apoiada de imediato pelos empresários de Sesimbra, que terão um papel fundamental na implementação e sucesso.

Para além desta campanha, a autarquia vai anular a distribuição de balões no desfile de palhaços, que serão substituídos por brindes não poluentes. Estas medidas integram-se num conjunto de ações que o município está a implementar ou tem previstas, ao nível da sustentabilidade ambiental.