Covid-19: Grândola aloja profissionais de saúde e prioriza acesso a bens

O reforço dos equipamentos de proteção e a preparação dos serviços municipais também estiveram em cima da mesa na reunião da Comissão Municipal de Protecção Civil.

A Comissão Municipal de Protecção Civil de Grândola reuniu na manhã de terça-feira, 17 de março, para fazer um ponto de situação e definir a estratégia de mitigação do surto de coronavírus que já chegou ao distrito. A comissão é uma equipa multidisciplinar liderada pelo presidente da autarquia e da qual fazem parte Serviço Municipal de Protecção Civil, Autoridade Local de Saúde, Bombeiros Mistos de Grândola e o destacamento territorial da GNR.

As primeiras diligências passam por reforçar os equipamentos de proteção individual para os agentes de proteção civil e serviços municipais, preparar os serviços municipais para intervenções de higienização do espaço público, contactar as superfícies de comércio local  (para garantir acesso prioritário a bens de primeira necessidade ao pessoal médico e de segurança) e desenvolver uma rede que permita alojar profissionais de saúde deslocados no concelho.

Encerramento de parques infantis e campos de jogos, horário de atendimento ao público limitado das 9h às 14h30 e a uma pessoa de cada vez, condicionamento no acesso ao cemitério a familiares diretos do falecido, e o pedido à população para evitar esplanadas e aos proprietários para limitar o número de lugares disponíveis foram as últimas medidas adoptadas pela Câmara Municipal de Grândola esta segunda-feira, 16 de março, de forma a precaver a disseminação do novo coronavírus.

No dia 11, já tinham sido suspensas as atividades nos equipamentos culturais de utilização pública, do programa de envelhecimento ativo e do projeto “Ler faz crescer” para grupos de crianças em idade escolar e pré-escolar. Encerrados, no mesmo dia, foram os espaços culturais, sociais, desportivos, juvenis e o posto de turismo e a Divisão de Planeamento e Urbanismo e o Gabinete de Veterinária. Os restantes serviços de atendimento ao público funcionarão com os condicionamentos afixados à entrada de cada um desses.

Também as atividades lúdicas e eventos públicos da responsabilidade do município ou nos quais este seja parceiro foram cancelados. A autarquia pediu ainda aos munícipes que privilegiem o contacto telefónico e eletrónico, e que colaborem com as autoridades na prevenção da pandemia.