Atores sul-americanos retidos no Alentejo

Não existe data prevista para o regresso a Cuba, Argentina, Brasil e Colômbia. Iam participar no FITA, em Beja e em mais 12 concelhos.

Atores cubanos, brasileiros, colombianos e argentinos estão retidos no Alentejo desde o dia 12 deste mês, depois de ter sido cancelada a sétima edição do FITA – Festival Internacional do Alentejo, devido à pandemia de Covid-19, e depois de terem visto cancelados os voos de Lisboa para Madrid e Paris, cidades de onde, supostamente, haveriam de seguir para os respetivos países.

A notícia foi avançada pelo Observador, que cita o diretor artístico do festival, António Revez. “Fomos para Lisboa porque as viagens estavam ativas e o check-in estava feito, mas há última hora não houve voos”, contou aquele responsável.

O FITA é o maior festival de teatro que anualmente se realiza em Portugal, sendo a sua organização da responsabilidade da associação Lendias d’Encatar, que para o efeito é subsidiada por autarquias e Direção Geral das Artes. Este ano, para além das apresentações em Beja, os grupos de teatro convidados deveriam atuar em mais 12 concelhos.