Número de infetados no Alentejo subiu para três

Todos os serviços clínicos de todos os distritos alentejanos estão em estado de mobilização máxima. O pico da pandemia em Portugal deverá ser atingido a meio de abril.

O número de infetados com Covid-19 no Alentejo subiu para três. Não há ainda vítimas a lamentar mas as perspetivas apontam para que, tal como acontece em relação ao resto do país, o número de pessoas contagiadas venha a aumentar.

Mesmo sem ter sido revelado o local (concelho ou distrito) onde foi detetado o terceiro doente, os responsáveis dos serviços médicos da região contactados pelo Semmais Digital garantem que todos os hospitais e centros de saúde dos três distritos estão atualmente em mobilização máxima, mesmo de pessoal administrativo, tentando acorrer a todas as solicitações.

“É possível que o terceiro caso seja, tal como os anteriores, de um contágio oriundo de fora de região. É apenas uma suposição”, aventou uma das fontes contactadas. A mesma fonte não confirmou que o novo caso possa ser de algum residente na zona da raia. Recorde-se que esta semana, em La Codosera, povoação espanhola fronteiriça, próxima da vila de Arronches, se registou a primeira vítima mortal por Covid-19.

O Alentejo, tal como os Açores, são as regiões do país onde a doença menos se tem manifestado. Se no caso dos Açores tal pode ser explicado pelas medidas preventivas tomadas antecipadamente (em relação ao resto do país), nomeadamente com a supressão de voos e entrada de pessoas, já no Alentejo os médicos acreditam que a baixa densidade populacional (um habitante para cada 18 quilómetros quadrados) sirva para explicar a, até agora, diminuta propagação da doença. Os mesmos médicos referem, contudo, que sendo a região povoada sobretudo por idosos, os índices de contágio e, eventualmente, mortalidade, podem aumentar exponencialmente.

De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, o pico de propagação da doença em Portugal poderá ser atingido até meio de abril. Até lá o número de infetados continuará a aumentar.