CIM acolhe profissionais de saúde

A estrutura médica vai também apoiar as populações dos concelhos de Gavião e Ponte de Sor.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, no distrito de Santarém, anunciou a aprovação de um apoio financeiro ao Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) para o acolhimento de 60 profissionais de saúde, entre “médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e de terapêuticas das diferentes especialidades assistenciais”, que “vão permanecer nas três unidades do CHMT (Abrantes, Tomar e Torres Novas) durante os próximos 30 dias”. Do CHMT fazem também parte os municípios alentejanos de Gavião e Ponte de Sor, ambos do distrito de Portalegre.

“Inicialmente, o CHMT encetou este pedido aos municípios de Abrantes, Tomar e Torres Novas”, refere a nota da CIM, mas “entenderam os 13 autarcas realizar este apoio, que ascende a 50 mil euros, conjuntamente e através da CIM”, e que se destina ao apoio ao alojamento de profissionais de saúde.

A nota adianta que se pretende “encontrar uma resposta às necessidades dos profissionais de saúde no âmbito da presente pandemia da covid-19” e que, “além dos mencionados, poderão chegar outros grupos de diversas áreas da saúde, como por exemplo psicólogos”.

CIM Médio Tejo dá ainda conta que este alojamento “será assegurado em três unidades hoteleiras, de Abrantes, Tomar e Torres Novas e “reveste-se de grande importância pelos longos períodos de horários de trabalho a que estes profissionais ficarão sujeitos, não havendo condições para que no final dos turnos possam fazer viagens longas para as suas residências”.

Além do mais é um apoio válido “para aqueles profissionais que entendam não regressar ao domicílio por uma questão profilática em relação aos respetivos agregados familiares”.

“Os autarcas do Médio Tejo estão empenhados em encontrar todos os mecanismos que possam mitigar esta pandemia do Covid-19 que está a assolar o país” e “apelam para que todos os cidadãos cumpram todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde”, adianta.

A CIM Médio Tejo tem uma população estimada em cerca de 250 mil pessoas.