Em Reguengos de Monsaraz transforma-se gin em desinfetante

A bebida estava pronta para exportação, mas com o fecho dos mercados o proprietário encontrou uma solução que permite manter a laboração.

A Destilaria Gin Sharish, de Reguengos de Monsaraz, reconverteu cerca de 70 mil litros de bebida que já tinha pronta para exportação, em álcool que pode agora ser usado como desinfetante para fins medicinais.

Tratou-se de fazer a redestilação do gin, que tinha 40 graus, e obter uma substância que agora passou a ter 75 graus e que pode ser utilizada como desinfetante e, ao mesmo tempo, pode, posteriormente, voltar a ser ingerida, conforme disse ao Semmais Digital o dono e gestor da empresa, António Cuco.

O álcool que está a ser produzido na empresa está a ser comercializado com o Hospital de Évora, mas também com farmácias, bancos, restaurantes, postos de abastecimento de combustíveis e até particulares da região.

Com esta medida, de acordo com António Cuco, a Sharish cria algumas condições financeiras que possam possibilitar a laboração da empresa alentejana, que é a maior dentro do ramo em Portugal e que conta com 11 funcionários.