Nota da Direção sobre Casa do Professor de Setúbal

O Semmais Digital tem pautado a sua informação por um grande rigor, através de fontes fidedignas e institucionais, de modo a produzir notícias devidamente confirmadas, sem contribuir para o boato e para o alarido público.

A notícia divulgada ontem sobre o foco de Covid-19 na Casa do Professor de Setúbal, foi confirmada por duas fontes da instituição, nomeadamente pela presidente da ASSP – Associação de Solidariedade Social dos Professores, Ana Maria Morais, cuja divulgação de números de infetados foram devidamente colocados sob aspas, por terem sido declarações da própria à nossa redação.

A notícia da infeção da médica, de onde, alegadamente, teria tido origem o foco de transmissão, foi divulgada também por outros órgãos de comunicação social, e confirmada por fonte da protecão civil de Setúbal.

Lamentamos termos sido induzidos em erro, ao divulgarmos as informações prestadas pela responsável máxima da ASSP, entidade proprietária e gestora da Casa do Professor de Setúbal. E, nesta medida, pedimos as devidas desculpas aos nossos leitores, garantindo, nesta fase crítica em que todos vivemos, ainda maior cruzamento de fontes e divulgação de uma informação séria, segura e confirmada.

Compreendemos o fervor destas situações, bem como a vertigem com que as informações correm nestes dias difíceis, mas não podemos duvidar de “fontes institucionais” que devem, em favor da contenção do pânico que estes casos favorecem, prestar uma informação séria e objetiva, sobretudo em defesa das instituições que gerem.

Entretanto, sobre este caso em particular, indicamos que há um infetado, um idoso de 96 anos de idade, que se encontra hospitalizado, e um médico e três enfermeiros em “isolamento profilático”, cujo resultado dos testes não foram divulgados pela instituição, nem pelas autoridades de saúde. Os cerca de 64 idosos que a Casa do Professor de Setúbal acolhe continuam em isolamento nos seus quartos.

 

O diretor

Raul Tavares