Ourique cria serviço de apoio aos idosos e doentes

O município e as juntas de freguesia de Ourique criaram um serviço para responder às necessidades básicas de habitantes com mais de 65 anos ou doenças crónicas e sem suporte familiar, devido à pandemia de Covid-19.

O serviço de apoio foi criado “em função dos riscos existentes com a pandemia da Covid-19 e das orientações das autoridades de saúde para que preferencialmente se fique em casa”, explica a Câmara de Ourique, em comunicado enviado à Lusa.

Segundo o município, o serviço “Fique em casa, que nós resolvemos” permite aos cidadãos beneficiários pedirem à câmara ou à junta de freguesia da área de residência para lhes comprar e entregar em casa bens essenciais e medicamentos.

“Num quadro em que o contágio no Alentejo ainda apresenta índices baixos, mas em que tudo deve ser feito para que assim continue, o objetivo central do serviço é que as pessoas que têm maior risco de infeção” de Covid-19 possam ficar em casa, resguardadas, reduzindo as deslocações e a exposição ao risco de contágio, explica a autarquia.

Os beneficiários que necessitem de apoio para compra de bens essenciais e medicamentos devem pedir o serviço através dos números de telefone da câmara ou da junta de freguesia da área de residência à segunda e à quarta-feira, entre as 9h00 e as 15h00, e as entregas serão efetuadas em casa à terça e à sexta-feira.

“Este é um tempo especial, de emergência, em que cada um pode dar um contributo para o bem de todos, ficando em casa, resguardando-se e tendo os procedimentos preventivos recomendados”, frisa o município de Ourique, referindo que “continuará atento e atuante perante este desafio comunitário de combate à pandemia de Covid-19” e sublinhando que “é a soma dos contributos individuais que vai permitir resultados comunitários”.