Setúbal reforça limpeza e desinfeção no concelho

A iniciativa tem particular incidência em áreas de maior contacto humano, como contentores, paragens de autocarro e pavimentos, e de alta concentração populacional.

Uma operação em larga para limpeza e desinfeção do espaço está a ser levada a cabo pela Câmara Municipal de Setúbal. Particular atenção recebem equipamentos como contentores, paragens de autocarro, botões dos semáforos, pavimentos, bancos de jardim e outro mobiliário urbano.

A vereadora do Ambiente do município explica que, além dos equipamentos já enumerados, “o reforço (da higienização) está a ser feito junto dos espaços com maior concentração de pessoas, nomeadamente perto de farmácias e supermercados”.

Feita diariamente em todo o concelho, a limpeza com jatos de alta pressão e produtos desinfectantes – com o intuito de mitigar a propagação do novo coronavírus -, passou a ter maior atenção a áreas físicas que são tocadas com frequência.

O município pede aos habitantes que façam a sua parte na prevenção e mitigação da doença, seguindo “as recomendações da autarquia no que diz respeito ao acondicionamento de resíduos sólidos”. Fechar os sacos do lixo e colocá-los nos contentores são duas medidas que os munícipes devem adoptar.

A deposição do lixo deve ser feita entre as 19h00 e as 21h00, alerta o executivo, para evitar constrangimentos na recolha dos resíduos e impedir que os detritos permaneçam na rua mais tempo que o previsto.