Almada lança Plano de Emergência Social

A Câmara Municipal de Almada lançou o Plano de Emergência Social Covid-19, tentando assim garantir o acesso e bens de primeira necessidade.

Estão disponibilizados os seguintes bens e serviços: refeições confecionadas; cabazes de alimentos com cereais, fruta, produtos lácteos, legumes e leguminosas; medicamentos de primeira necessidade. Fazem-se ainda passeios com animais domésticos e presta-se apoio psicológico à distância.

Trata-se, diz o município, de uma iniciativa que visa minimizar os impactos sociais e económicos, assim como uma tentativa para reduzir a exposição da população mais vulnerável, garantindo, através de uma rede apoio domiciliário, o acesso a bens de primeira necessidade, sobretudo a idosos e outros grupos de risco.

De acordo com a câmara de Almada o público-alvo são “todas as pessoas que, independentemente da sua condição financeira, estão em quarentena ou isolamento, a quem foi imposto o dever especial de proteção, que são grupo de risco e não dispõem de rede de suporte”.

Foi criada a Linha Verde de Emergência Social (800 10 20 40), a qual funcionará todos os dias úteis, entre as 9h e as 19h e, ao fim-de-semana, no período entre as 9h e as 14h. As chamadas serão analisadas por uma equipa da autarquia, que depois as reencaminha para o respetivo serviço.

Para a implementação do Plano de Emergência Social foram estabelecidas parcerias com o agrupamento de centros de saúde Almada/Seixal, o Hospital Garcia de Horta, a Santa Casa da Misericórdia de Almada, o Centro Paroquial Nossa Senhora da Conceição (Costa da Caparica), a União/Junta de Freguesia de Almada e o Provedor Municipal dos Animais.