Festival Músicas do Mundo foi cancelado

A Câmara Municipal de Sines conta realizar a próxima edição em 2021 e promete medidas para ajudar economia local.

A Câmara Municipal de Sines anunciou que este ano não se vai realizar o Festival Músicas do Mundo (FMM). A pandemia de Covid-19 está na origem do cancelamento da 22ª edição.

O FMM deveria realizar-se entre 18 e 25 de junho mas, sem a garantia de condições sanitárias adequadas, como de momento acontece, não é possível levar à cidade alentejana os músicos e os milhares de espetadores que anualmente têm feito deste evento um dos mais consagrados a nível nacional.

De acordo com a autarquia a própria dimensão geográfica do evento, com artistas provenientes de vários continentes, não assegura os cuidados de saúde exigíveis, pelo que se optou por adiar o festival para junho de 2021.

Falando sobre o cancelamento do evento, o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, lamentou o facto, tanto mais que o mesmo é, anualmente, assegurado por trabalhadores municipais. “A opção da câmara é a de empenhar-se o mais possível mo combate à pandemia, para que em 2021 o FMM possa realizar-se e regresse ao sucesso que todos lhe reconhecem”, disse.

O município, através de comunicado, diz ainda que estará empenhada em que, tão breve quanto possível, se adotem medidas que apoiem a recuperação económica local, nomeadamente de associações, restaurantes, hotéis, pequeno comércio, artesãos e artistas locais.