Alentejo regista 34 pessoas infetadas

Mesmo sem vítimas mortais a registar, os números da pandemia começam a aumentar na região.

Até às 24 horas de sexta-feira detetaram-se, no Alentejo, 34 casos de pessoas contaminadas com Covid-19. Constata-se um aumento de mais quatro doentes face ao dia anterior. No relatório diário da Direção Geral de Saúde (DGS) não existe qualquer morte nos distritos de Portalegre, Évora e Beja.

A principal novidade estatística da DGS relativa ao Alentejo diz respeito ao concelho de Reguengos de Monsaraz, onde foram confirmadas três infeções. Évora, com 12, e Grândola com seis, são os restantes municípios alentejanos contantes da lista.

A DGS diz ainda que, por motivos de privacidade, na listagem diariamente fornecida só são incluídos os municípios que têm três ou mais casos confirmados, daí se explicando que não surja a indicação dos restantes concelhos alentejanos onde a doença já chegou.

Entretanto, no concelho de Santiago do Cacém, segundo revelou a câmara municipal terão sido confirmados três casos. Num comunicado assinado pelo presidente Álvaro Beijinha, é referido que os doentes “encontram-se em total isolamento profilático e estão estáveis”.

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, tal como a generalidade dos autarcas alentejanos e do país, apela para que a população siga as recomendações e fique em casa, de modo a diminuir as probabilidades de propagação do vírus.

Em Portugal, de acordo com a última contagem, já há 100 mortes confirmadas. O número total pessoas com a doença confirmada é agora de 5170 (mais 902 que na véspera), a que corresponde um aumento de 21 por cento.

Das pessoas infetadas, de acordo com a DGS, 89 por cento recupera em casa, há 419 internados, dos quais 89 nos serviços de cuidados intensivos.