Montijo apoia com 166 mil euros as duas corporações de bombeiros voluntários

O apoio destina-se a reforçar os meios das corporações numa altura em que as receitas sofreram uma quebra, devido à diminuição nos transportes de doentes não urgentes.

A Câmara Municipal do Montijo atribuiu 106 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Canha e mais 60 mil (em prestações de 5.000 euros por mês) aos Bombeiros Voluntários do Montijo, num apoio total de 166 mil euros.

Quanto aos bombeiros de Canha, a verba destina-se à compra de um novo veículo de combate a incêndios para substituir um outro, ao serviço da corporação há quase 34 anos. O objetivo é tomar precauções, desde já, quanto à época de incêndios que se avizinha.

Relativamente aos Bombeiros Voluntários do Montijo, os 5.000 euros por mês servirão para a criação de um Piquete de Prevenção Permanente – previsto para janeiro -, como já tinha sido firmado em protocolo entre a instituição e o município. O piquete será composto por cinco bombeiros incumbidos de responder ao socorro das populações em período noturno, feriados e fins-de-semana.

Os apoios vêm reforçar os meios humanos, materiais e operacionais de ambas as corporações, numa situação de crise em que as instituições enfrentam dificuldades na obtenção de receita, dada a quase suspensão do transporte de doentes não urgentes, devido à pandemia de Covid-19.