A Câmara de Odemira vai lançar junto da comunidade escolar um roteiro com uma oferta diversificada de atividades lúdico didáticas nas áreas científicas, para promover a ligação dos alunos ao território.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
O Roteiro “Mira a Terra” propõe uma aprendizagem das áreas científicas “fora do contexto formal de sala de aula” e inclui atividades gratuitas para os alunos dos vários ciclos de ensino, desde o pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos até ao ensino secundário e profissional, com o objetivo de “diversificar a oferta de experiências que os alunos têm ao longo do seu percurso escolar”, segundo a autarquia.
As atividades do projeto-piloto, de acordo com a mesma fonte, serão desenvolvidas, durante o ano letivo, consoante o local de intervenção, sendo propostas áreas temáticas que passam pela aplicação da ciência nas atividades económicas e sociais, exploração do território e dos seus valores naturais, a conservação da natureza e a educação ambiental.
“Pretende-se que os alunos relacionem os conteúdos teóricos com a realidade envolvente, ao mesmo tempo que se tornam mais conscientes e sensibilizados para a região onde vivem e para a importância e singularidade dos seus valores naturais”, referiu a autarquia em comunicado.
No roteiro, dinamizado pelo Grupo de Ciências Experimentais do Território do Projeto OdeTE – Odemira Território Educativo, serão também enquadradas atividades do programa Bandeira Azul da Europa, estando as inscrições abertas entre até ao dia 10 de janeiro de 2020.
O OdeTE, promovido pelo município e cofinanciado por fundos comunitários, no âmbito do Alentejo 2020, pretende “construir Odemira como território educativo, aberto e inclusivo, através da integração da comunidade escolar com os agentes locais”.
Além da promoção do sucesso escolar, através do trabalho em rede, a iniciativa dinamiza igualmente “o fortalecimento da relação entre os pares e o crescimento da atratividade da escola”.