Nos últimos dias, as urgências do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, têm registado uma “afluência excessiva”, devidos ao surto de gripe e a infeções respiratórias.
TEXTO REDAÇÃO IMAGEM DR
A notícia foi avançada pela delegada de Saúde Pública de Portalegre, Margarida Silva, que, em declarações à Rádio Portalegre, disse que, “apesar de nalguns pontos do país o pico da gripe já ter passado”, neste distrito “está a ocorrer nesta altura”.
A mesma responsável aconselhou as as pessoas, com sintomas de gripe, a “deslocarem-se em primeira instância aos centros de saúde, de forma a evitarem entupir as urgências do hospital”. Outra alternativa passa pelo recurso à Linha de Saúde 24, afastando neste caso a ida aos serviços de saúde onde existe perigo de contágio”.
A Direção Geral da Saúde, além de recomendar a vacina contra a gripe, aconselha ainda a população a proteger-se do frio, mantendo o corpo quente, através do uso de luvas, cachecol, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa. É também recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado.
Nas habitações, o conselho é que estas se mantenham quentes, alertando para a necessidade de verificar se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados. Nos casos de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso ventilar as divisões da casa, uma vez que a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte.