Costa lembra que Beja “beneficia de 90%” do Alqueva e faz promessas

O primeiro-ministro destacou hoje que Beja é o distrito que “beneficia de 90% do impacto do maior investimento de coesão efetuado em todo o Alentejo”.

 

“Beja é o distrito que beneficia de 90% do impacto do maior investimento de coesão em todo o Alentejo, que é a barragem do Alqueva”, disse António Costa, na conferência de imprensa que encerrou a Cimeira dos “Amigos da Coesão” da União Europeia.

Questionado sobre a manifestação do movimento cívico Beja Merece +, que teve lugar de manhã, o primeiro-ministro continuou a evocar o Alqueva, realçando que “grande parte do esforço em curso na área do regadio do empreendimento, está em fase de expansão, está a ser feito precisamente na região de Beja”.

Quanto às “bandeiras” do movimento que defende a melhoria das acessibilidades rodoviárias e ferroviárias a Beja e ao Baixo Alentejo e ao aproveitamento do aeroporto localizado perto da cidade, o chefe do Governo afirmou: “O Programa Nacional de Infraestruturas (PNI), que já foi votado na Assembleia da República e que está em apreciação no Conselho Superior de Obras Públicas, prevê a eletrificação do troço da linha ferroviária entre Casa Branca e Beja”.

E Autoestrada 26 (A26), que liga a Autoestrada do Sul a Figueira dos Cavaleiros (Ferreira do Alentejo), “que está efetivamente concluída, já tem finalmente em obras a conclusão da praça das portagens, para que, rapidamente, possa entrar ao serviço”, prometeu Costa.