Mantendo a tradição lançada pelo Semmais há mais de duas décadas, publicamos nesta edição um balanço do ano passado, oferecendo ao leitor uma síntese, aproximada – dependendo da perspetiva de cada um – do que representou 2019 para a nossa região.
Mesmo com alguma pujança, podemos dizer que foi um período de algumas polémicas, nomeadamente em torno de alguns grandes projetos que continuam a fazer parte da nossa agenda de desenvolvimento.
Neste particular, destacamos os avanços registados na edificação do novo hospital do Seixal, na localização e construção do novo aeroporto do Montijo, e a resolução do imbróglio que manteve em suspense o Terminal XXI, no porto de Sines. Sem esquecer as obras de modernização do porto de Setúbal, com as dragagens tendentes a aumentar o calado e permitir, em breve, a chegada da nova geração de navios.
Como seria de esperar cada um destes projetos, pela sua dimensão, trazem à tona divergências, contestações, críticas e aplausos, que, não raramente, alimentam muito a opinião pública e publicada. Foi esse o cenário que acompanhamos, par e passo, com análise coerente dos factos, mas sem tendência, e fugindo sempre ao sensacionalismo.
Escolhemos para acontecimento do ano uma decisão política histórica, de grande alcance, e com enorme importância para a vida de cada um dos residentes na região, em especial na península de Setúbal. O Passe Navegante, uma iniciativa do Governo, gizada pela Área Metropolitana de Lisboa, em parceria com parte dos municípios.
Consensual, esta medida extravasa o espectro partidário e contribui, não só, para uma melhor mobilidade urbana, como, também, para o rendimento das famílias e apostada nas boas práticas ambientais, pois, a pouco e pouco, percebe-se a redução do uso de automóveis entre as duas margens, para aludir apenas ao caso da região de Setúbal.
Como figura de destaque a escolha da redação do Semmais recaiu sobre Pedro Marques, eurodeputado do PS, o primeiro político da região a ser eleito diretamente em eleições para o Parlamento Europeu, acrescido do facto de ter sido ministro de uma pasta relevante no que diz respeito aos projetos acima mencionados, incluindo, neste caso, o plano ferroviário, que, mesmo mais devagar do que seria desejável, começa a entrar nos carris.
Fazemos também uma pequena resenha, concelho a concelho, de acontecimentos que marcaram o quotidiano de cada um destes territórios do distrito.
Raul Tavares
Diretor