Sesimbra na liderança das pescas em 2019

No ano passado, Sesimbra voltou a destacar-se como um dos principais portos de pesca do país, ao registar o maior volume de pescado transacionado, com quase 30 mil toneladas.

 

Para além de liderar as transações, segundo dados da Docapesca, a lota sesimbrense situou-se no segundo lugar nas vendas, que atingiram cerca de 29,5 milhões de euros. E, no total nacional, representou mais de 26 por cento em quantidade, e perto de 12 por cento em vendas, o que reflete o peso que tem no setor.

Em comparação com 2018, verificou-se em crescimento de 8 mil e 655 toneladas, o que significa um aumento superior a 40 por cento, mas também em valor, com mais 4,5 milhões de euros, quase 18 por cento acima do registado no ano anterior.

No que respeita às espécies mais capturadas, a cavala surge em primeiro lugar, com 20 mil toneladas, seguida do carapau, com 3 mil e 787 toneladas, e o peixe-espada-preto, com mais de 2 mil e 134 toneladas. Em valor, o peixe-espada preto atingiu um total de 7,4 milhões de euros. Na cavala foram registados 6,2 milhões, e na sardinha, 2,6 milhões.