As ações de sensibilização são abertas à população e abrangem a aplicação de fitofarmacêuticos.
A autarquia de Sousel, em parceria com Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros Voluntários, promove esta segunda-feira, 2 de março, na vila e na freguesia de Casa Branca, duas sessões de uma ação de sensibilização sobre vespa velutina (também conhecida como vespa asiática) e a aplicação de fitofarmacêuticos (químicos utilizados para combater pragas e doenças).
A primeira sessão tem lugar às 16h00, na Casa do Povo da freguesia de Casa Branca, e a segunda acontece às 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Sousel.
Segundo o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os efeitos da presença da vespa velutina manifesta-se de diversas formas, sendo “uma espécie carnívora e predadora das abelhas” o mais significativo. Com menos abelhas há menos mel e menos polonização, com menos polonização há menos produção frutícola.
Esta espécie de vespa não é agressiva para o ser humano a não ser que sinta o seu ninho ameaçado, podendo perseguir o agressor até centenas de metros, de acordo com o ICNF.
As acções de sensibilização inserem-se no programa para 2020 da Operação Floresta Segura.