Vila Viçosa empenhada no combate à exclusão social

Com baterias apontadas a crianças, jovens e idosos em risco, o município é o primeiro no distrito de Évora a iniciar os trabalhos, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa assinou, na passada sexta-feira, 6 de março, em parceria com a câmara, as juntas, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), um termo de aceitação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS), para os próximos três anos.

“Serão 17 ações, ao longo de 3 anos, onde iremos apoiar as franjas da sociedade que necessitam de apoio”, sublinha Jorge Rosa, provedor da Santa Casa da Misericórdia local, em declarações à Rádio Campanário.

Segundo a mesma fonte, o projeto tem início a 1 de abril de 2020, no antigo centro de saúde de Vila Viçosa, e conta com 421 mil euros, atribuídos pelo Governo, para “combater a exclusão social, funcionando como um motor social, direcionado para as crianças, jovens e idosos em risco”.

Jorge Rosa considera que a Santa Casa de Vila Viçosa é “a maior instituição de solidariedade social do concelho”, tem um conhecimento profundo do terreno, inclusive com algumas situações já sinalizadas, e conta com uma equipa já formada.

O programa dos CLDS aplicam-se a todo o território nacional e apostam numa concentração de recursos em quatro eixos de intervenção: Emprego, Formação e Qualificação, Intervenção Familiar e Parental, Capacitação da Comunidade e das Instituições, e Informação e Acessibilidade.