Navio tanque movido a GNL chega ao Porto de Sines

O navio, que descarregou 110 mil toneladas de crude, tem um comprimento de 250 metros e 44 metros de largura.

O navio “Eagle Brasília”, um dual-fuel Aframax, que tem a particularidade de ser movido a GNL – Gás Natural Liquefeito atracou este fim de semana, no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines, onde descarregou 100 mil toneladas de crude com destino à refinaria local.

O navio tem um comprimento total de 250 metros e cerca de 44 metros de largura, apresentando um calado máximo de 15,1 metros e é dos poucos que utiliza este tipo de combustível, uma vez que é muito rara a utilização de GNL em navios tanque, nomeadamente nos que transportam produtos petrolíferos, sendo mais comum a sua utilização em navios RoRo-Pax (ferries)e de contentores.

Recorde-se que Sines foi recentemente palco do primeiro abastecimento de combustível de bancas a navios, utilizando GNL (na modalidade TTS – Truck to ship), efetuado em Portugal Continental, o que atesta a capacidade desta infraestrutura portuária para garantir este tipo de operações. Também em Sines está localizado o único terminal do país preparado para movimentar Gás Natural Liquefeito.