Textos de escritores de língua portuguesa “ecoam” em rádios do Alentejo

Textos de Almada Negreiros, Florbela Espanca, Manuel da Fonseca, Mia Couto ou Sylvia Orthof vão ser lidos e divulgados através de 10 rádios do Alentejo, esta terça-feira.

Em tempos da pandemia de Covid-19, trata-se do projeto “Nossa Língua – Nosso Chão” para assinalar no Alentejo o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemora esta terça-feira, explicou a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlen).

A iniciativa, promovida pela DRCAlen, em parceria com a Chão Nosso, Crl e a Andante Associação Artística, consiste na divulgação, através das rádios locais e para todos os públicos, de textos de escritores de língua portuguesa.

Almada Negreiros, António Torrado, Fialho de Almeida, Florbela Espanca, João Pedro Mésseder, Joaquim Figueira Mestre, Lídia Jorge, Manuel da Fonseca, Mia Couto, Rita Taborda Duarte, Sylvia Orthof, Vítor Encarnação e Virgínia Dias são os autores dos textos selecionados, indicou a DRCAlen.

“A rádio é o nosso veículo para chegar a todos os que nos ouvirem, neste dia da nossa língua, o nosso chão”, convidou a organização, referindo que as leituras dos textos vão estar organizadas em blocos áudio que, ao longo do dia, serão emitidos pelas rádios aderentes ao projeto.

Cristina Paiva, Cristina Taquelim, Dinis Costa, Fernando Ladeira, Jorge Serafim, João Brás, Marina Colasanti, Paula Custai e Susana Monteiro são quem vai dar “vida”, com a respetiva voz transmitida pelas ondas hertzianas, às palavras “nascidas” dos escritores.

Cinco bibliotecários do Alentejo, Isabel Martins, José Eduardo Biscainho, Maria Paula Santos, Eduarda Marques e Nuno Bentes, participam igualmente numa leitura coletiva, acrescentou a organização.

Contactada pela Lusa, fonte da DRCAlen explicou que a iniciativa “Nossa Língua – Nosso Chão” vai ser transmitida pelas rádios Campanário, Castrense, Clube de Grândola, Despertar, Diana FM, Elvas, Sines, Telefonia do Alentejo, Vidigueira e Voz da Planície.

Os horários da programação nas rádios podem se consultados na página de Internet da DRCAlen (www.cultura-alentejo.pt), na qual vão estar também disponíveis os respetivos blocos áudio com as leituras.

O projeto, que é desenvolvido em colaboração com as rádios locais e bibliotecas municipais do Alentejo, também vai estar no canal de Youtube da Andante Associação Artística, em www.youtube.com/user/andanteaartistica.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) instituiu o dia 5 de maio como Dia da Língua e Cultura Portuguesa, em 2009.

O conselho executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou por unanimidade, a 19 de outubro de 2019, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Com este projeto, apesar da pandemia, a DRCAlen quer assinalar “em todo o Alentejo esta conquista tão relevante para a nossa língua, o nosso chão, que tantas pontes culturais criou e cria na aproximação entre os Homens em todo o mundo através da sua cultura”.