Número de infetados no distrito de Setúbal sobe para os 996

Em todo o distrito registam-se esta quinta-feira mais 20 casos positivos do que ontem. São agora 996 os doentes.

Já são quase um milhar (996) as pessoas infetadas com Covid-19 no distrito de Setúbal. De ontem para hoje foram identificados mais novos 20 doentes (no país o aumento foi de 187 casos), acréscimo que acompanha a tendência verificada nas zonas mais densamente povoadas no país e que prova que a pandemia ainda está longe de poder ser dada como controlada.

A passagem do estado de emergência para o de calamidade permitiu que mais pessoas passassem a circular pelas ruas, fator esse que pode explicar o aumento de casos positivos conhecidos. As recomendações para a continuação da utilização de equipamentos de proteção e prática de regras de distanciamento social mantêm-se e repetem-se em todo o distrito de Setúbal, sendo previsível que a partir de segunda-feira, quando reabrirem algumas escolas e creches e forem facultadas novas visitas a lares de idosos, voltem a aumentar os casos de pessoas infetadas.

Nas fronteiras terrestres mantém-se as regras que há muito estão em vigor. Apenas estão abertas nove e por elas só podem passar as forças de saúde e segurança, quem prove que está efetivamente em trabalho e os que mesmo trabalhando num país, atestem trabalhar no outro.

Os números hoje divulgados pela Direção Geral de Saúde (DGS) referem que há 286 doentes em Almada, o concelho mais afetado pela pandemia em todo o distrito. Seguem-se o Seixal, com 219, o Barreiro com 151 e a Moita com 103. No Montijo há agora 96 infeções enquanto em Setúbal são 71. Menos preocupantes são as situações de Sesimbra (23 casos), Palmela e Alcochete (20 cada).

Nos concelhos do Litoral Alentejano integrados no distrito, a DGS diz que há cinco doentes em Alcácer do Sal (a câmara municipal diz que são zero ativos e cinco recuperados), dez em Grândola (a autarquia refere cinco doentes ativos, nove recuperados e outras tantas pessoas em vigilância) e 16 em Santiago do Cacém (os serviços municipais falam de dois doentes ativos e 12 recuperados).

Por regiões, o Norte continua a ser aquela de maior incidência, contabilizando 16.166 doentes e 674 mortes. No centro o número de infetados é de 3569 e o de vítimas mortais de 221. Em Lisboa e Vale do Tejo é a segunda zona mais atingida, com 7767 casos positivos e 259 falecimentos. Sem alterações está o Alentejo, que conta com 238 infetados e apenas uma morte. No Algarve há 354 doentes e 14 óbitos. Mais um morto tem os Açores, onde também se contam 135 portadores do vírus. Por fim, na Madeira, ainda são 90 os infetados e não há mortes.

Os números gerais do país divulgados pela DGS revelam que o total de doentes é hoje de 28.319. Há 680 pessoas internadas, das quais 180 estão nas diversas unidades de cuidados intensivos. O número de mortos aumentou (mais nove que na véspera), sendo agora 1184. Há também mais pessoas recuperadas, sendo agora 3198.