A recuperação do património edificado é o objetivo da iniciativa da autarquia. O vencedor recebe 5.000 euros.
Decorrem até ao dia 15 de setembro as candidaturas à primeira edição do Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO), criado no âmbito do Programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação do Património Edificado.
O prémio, no valor de 5.000 euros, vai distinguir obras nas áreas de reabilitação urbanas, que se destaquem pela qualidade arquitetónica e contribuam para a valorização do património edificado do concelho de Odemira. Serão também distribuídas duas menções honrosas, cada qual no valor de 1.500 euros.
A entrega dos prémios terá lugar a 9 de outubro, no âmbito da inauguração da exposição dos trabalhos apresentados a concurso, que estará patente ao público no espaço CRIAR – Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional), em Odemira.
O júri do PRUMO é constituído pelo presidente da Câmara Municipal de Odemira, pela arquiteta Sofia Salema, indicada pela Ordem dos Arquitetos (Secção Regional do Sul) pelo arquiteto José Adrião, que foi galardoado com Prémio Nacional de Reabilitação em 2015.
O regulamento, as regras da primeira edição e o formulário de candidatura estão disponíveis no site do município.