Já existe um acordo entre a Câmara Municipal de Moura e a Direção Regional da Cultura para avançar com os restauros.
A Câmara Municipal de Moura anunciou a aprovação das propostas de Protocolo de Colaboração entre a Fábrica da Igreja de São João Batista de Moura, a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, o município e a Direção Regional de Cultura do Alentejo. Os protocolos, a firmar entre as referidas entidades, irão permitir a candidatura para a execução das obras de reabilitação das igrejas de São João Batista, em Moura, e da Igreja Matriz de Santo Aleixo da Restauração.
A autarquia, irá também financiar com uma percentagem simbólica este investimento e elaborar os projetos de conservação e reabilitação. Cabe à Direção-Geral do Tesouro e Finanças, assegurar o montante mais significativo da contrapartida nacional da candidatura.
O presidente do município, Álvaro Azedo, salientou a colaboração da edilidade com a Direção Geral de Cultura e as fábricas da Igreja, adiantando que já existe trabalho técnico a ser realizado e o compromisso estatal de um investimento nos dois monumentos.
Também aprovada, por unanimidade, foi a proposta de Protocolo de Colaboração entre a Direção Geral do Tesouro e Finanças, o Município de Moura e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, com vista à realização de obras de conservação na zona definida do troço número dois das Muralhas Modernas de Moura, bem como o início do procedimento do concurso público referente à empreitada de reabilitação do edifício do antigo matadouro para Museu Municipal de Moura.
Foi também aprovada a proposta de reconhecimento de Interesse Municipal da Central Solar “Sun Arrochais”, localizada na Herdade dos Arrochais, em Amareleja, que representa um investimento na ordem dos 140 milhões de euros.
Por fim, com os votos favoráveis do Executivo PS e a abstenção dos Vereadores da CDU, foi aprovada a proposta de protocolo a estabelecer entre a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A. e o Município de Moura, que estabelece os termos e condições em que é assegurada a gestão, exploração, manutenção e conservação do novo cais ancoradouro da Estrela.