As casas de madeira podem ser exploradas para fins turísticos quando os proprietários não as estão a usar.
O Zmar Eco Resort & Spa, no concelho de Odemira, colocou algumas das suas 280 casas de madeira à venda. Os interessados em adquirir estas habitações ecológicas podem ainda acrescentar uma piscina privativa por um preço adicional e, quando não estiverem a usufruir da casa, o Zmar responsabiliza-se por explorá-las turisticamente.
“As casas com piscina privativa já eram um projeto em vista que foi acelerado pelo contexto atual e pela procura de alojamentos com estas características”, afirma o Zmar, em comunicado, salientando que o Alentejo é “cada vez mais um destino de eleição para férias e para investir numa segunda habitação”.
Quem comprar uma casa Zmonte tem direito a uma área de terreno de cerca de 200 metros quadrados, mediante um valor mensal, que inclui a utilização de água, eletricidade, Wi-Fi e TV Cabo, para além do acesso gratuito às piscinas exteriores e interiores do Zmar, espaço infantil, campo de jogos, ginásio, circuito pedestre, etc.
Investir numa casa com dois quartos custa a partir de 44 mil euros (sem IVA) ou a partir de 56.000 euros (sem IVA) se os quartos tiverem vista para o lago. Instalar uma piscina privativa é possível a partir de 9 mil euros (sem IVA). O Zmar está ainda a desenvolver uma nova área junto ao Lago com villas com dois quartos e piscina privativa a partir de 74.000 euros (sem IVA).
Durante o tempo em que os proprietários não estejam a usufruir destas habitações, o Zmar pode explorá-las turisticamente, oferecendo uma rentabilidade do investimento. “Desta forma, estamos a reforçar a oferta para proprietários e consequentemente para os clientes do resort, que poderão depois usufruir da localização em contacto com a natureza, em pleno campo e com praias a dez minutos”, lê-se no comunicado.
O complexo turístico, inaugurado em junho de 2009 na Herdade A-de-Mateus, em Odemira, tem 81 hectares e inclui um Eco-Hotel, espaços para tendas e caravanas, um parque aquático com uma piscina descoberta e outra coberta, zona desportiva, restaurante e bar.
Foi construído com materiais 100% recicláveis e tem capacidade para mais de 1.500 pessoas. Dispõe ainda de um restaurante, cozinha e supermercado, um parque infantil de cinco hectares, uma quinta pedagógica com animais e um observatório.
No ano passado, as ações correspondentes a mais de metade do capital do Zmar Eco Camping foram vendidas em leilão por 2,62 milhões de euros. O parque de campismo foi distinguido com vários prémios de turismo e sustentabilidade, tendo sido classificado como projeto de Potencial Interesse Nacional, num investimento de “cerca de 25 milhões de euros”.