Câmara de Portalegre investe na recuperação das fontes da cidade

O objetivo é recuperar o património arquitetónico, contribuir para o combate ao desperdício e, naturalmente, satisfazer os interesses da população.

Portalegre vai poder voltar a desfrutar da água de diversos fontanários existentes na cidade. De acordo com uma nota da câmara municipal, vão iniciar-se obra de recuperação e preservação em diversos equipamentos.

A Fonte de S. Pedro, localizada no parque de estacionamento homónimo, foi a primeira a ser alvo de obras, diz a edilidade, salientando que em breve diversos outros fontanários existentes na cidade vão sofrer melhorias.

A obra de conservação e restauro da Fonte de S. Pedro, datada de 1730, interrompida durante o estado de emergência, foi retomada logo que ficaram asseguradas as condições de segurança e foi concluída muito recentemente, pela mão de Joaquim Caetano, o mais reconhecido conservador restaurador de pintura mural a nível nacional.

Pelas suas características, esta é uma peça singular, pouco conhecida, mas muito importante, não só no contexto patrimonial da cidade, mas também a nível nacional. Apresenta uma decoração com um efeito de “claro/escuro” obtido pela técnica do esgrafito, de cariz popular, é limitada lateralmente por pilastras com mascarões, folhas e flores, tendo no painel central a representação de três santos S. Vicente Ferrer, S. Mamede e Santo António, o padroeiro da cidade.

Para permitir que a água volte a correr serão colocadas em todos os fontanários torneiras temporizadas de pressão, fomentando desta forma a poupança de água para não se registarem situações de desperdício de água, constituindo ao mesmo tempo uma mais-valia a nível ambiental.

Para além do inegável valor artístico e patrimonial, salienta-se o cariz utilitário destas fontes, uma vez que, durante muito tempo, garantiram o abastecimento de água às populações. Todas as intervenções serão efetuadas integralmente por administração direta e meios do município de Portalegre.