Grupo Roullier expande unidade fabril em Setúbal

O grupo aumentou, este ano, cerca de 6000 metros quadrados de área coberta às suas instalações industriais em Setúbal, totalizando assim uma área de 20 mil metros quadrados.

Trata-se de um “investimento sobretudo associado à parte logística, do armazenamento e da preparação das cargas”, que visa dar resposta “ao mercado nacional, porque estávamos a ficar limitados em termos de espaço logístico”, disse ao Jornal de Negócios Rui Rosa, administrador da empresa.

Instalada no BlueBiz Global Portugal, uma plataforma empresarial da AICEP situada no Vale da Rosa, a unidade centraliza a distribuição dos produtos associados à nutrição vegetal e animal fabricados pelo grupo e comercializados em Portugal. Integra ainda serviços que complementam a produção local de adubos para a agricultura e de complementos para a ração animal.

A relevância de ter esta fábrica em vez de importar os materiais de Espanha e França, como era feito antes, deve-se, em primeiro lugar, a uma otimização logística, como disse Rui Rosa, pois “há sempre capacidade industrial disponível, mas nos momentos de consumo há grande dificuldade em responder às necessidades do terreno. E depois é poder encontrar soluções à medida do país, adaptadas à realidade local”, como a cultura ou os tipos de solo que, em Portugal, são maioritariamente ácidos.

Apesar de vender a uma rede de distribuidores, o cliente final é o agricultor que o acompanha no terreno com uma equipa técnica que já ultrapassa os 70 elementos que visita diariamente explorações para aconselhar os produtos.

A fábrica tem capacidade para produzir 30 toneladas por hora de fertilizantes sólidos, enquanto a área nutricional ronda uma tonelada. Como a atividade agrícola é muito sazonal, metade do ano funciona com dois turnos e o resto do tempo apenas com um, ou até a um ritmo menor.