A câmara de Aljustrel vai reforçar as medidas municipais de combate à Covid-19 para “acautelar” uma eventual segunda vaga da pandemia e está a monitorizar as instituições particulares de solidariedade social do concelho para diminuir fatores de propagação.
Num comunicado enviado ao Semmais Digital, a autarquia explica que o reforço decorre “com o intuito de acautelar a possibilidade de uma segunda vaga e delinear estratégias para o tempo mais frio, com a chegada do outono e do inverno”.
O reforço prevê o desenvolvimento e a atualização de planos municipais de contingência para as áreas de desporto, educação e associativismo, reuniões da Comissão Municipal de Proteção Civil para “fortalecimento” de medidas, planos e estratégicas a colocar no terreno e a promoção de iniciativas de renovação de conhecimentos na área das desinfeções direcionadas para as IPSS e auxiliares de ação educativa.
O município diz ainda que está a realizar ações de monitorização das IPSS do concelho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e em parceria com outras entidades, no âmbito das medidas de prevenção e combate da Covid-19.
As ações pretendem averiguar os procedimentos e as medidas que estão a ser adotados pelas IPSS para prevenção e controlo da pandemia, como o uso de equipamentos de proteção individual, distanciamento social e desinfeções, explica na nota de imprensa.
As ações, que “já vão na terceira ronda”, envolvem também o Centro Distrital de Beja da Segurança Social e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, na qual está integrado o Centro de Saúde de Aljustrel.