Reguengos investiu 20 mil euros no reforço do transporte escolar

A autarquia diz ainda que reforçou a testagem à Covid-19 entre docentes e não docentes.

O Município de Reguengos de Monsaraz anunciou que fez um investimento de cerca de 20 mil euros no reforço dos transportes escolares, de modo a diminuir as probabilidades de contágio de Covid-19 entre os alunos do concelho.

“Os novos horários escolares foram definidos com o objetivo de ter o número mínimo de alunos na escola em simultâneo, de acordo com as orientações do Ministério da Educação, o que implica o aumento dos custos da autarquia, respondendo especificamente a cada alteração. Importa sublinhar que todos os horários dos transportes disponíveis anteriormente são mantidos”, adiantou a autarquia em comunicado.

Também foram disponibilizados testes à Covid-19 aos docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais dos estabelecimentos de educação e ensino que considerem ter estado em contexto de risco ao novo coronavírus. Está ainda prevista a possibilidade dos docentes, assistentes técnicos e assistentes operacionais do agrupamento de escolas realizarem testes serológicos pagos pelo município para se poder ter um retrato deste grupo de profissionais em termos de imunidade.

A autarquia anunciou também que distribuiu termómetros de infravermelhos e kits de tapetes desinfetantes aos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do concelho em parceria com as juntas de freguesia, tendo reforçado ainda o número de dispositivos de solução antisséptica de base alcoólica para a higienização das mãos. Foram colocados acrílicos em todos os espaços de atendimento aos alunos e aos docentes e aplicada sinalética para melhor definição de circuitos nos espaços.

O município ofereceu ainda os livros de fichas a todos os alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas e aos beneficiários de Cartão Social e Rendimento Social de Inserção do 5.º ano ao 12.º ano que os requereram junto do serviço de Educação, num total de 377 alunos abrangidos.