A Carmim voltou a ser premiada num dos concursos de vinho de maior prestígio a nível internacional.
No Decanter World Wine Awards (DWWA), a maior competição de vinhos do mundo, o Monsaraz Reserva Tinto 2017 conquistou o prémio “Best in Show”.
O concurso contou com a presença de 116 dos maiores especialistas de vinhos do mundo, incluindo 37 Masters of Wine e nove Master Sommeliers, que provaram às cegas 16.518 vinhos sob estritas diretrizes de segurança da Covid.
Da prova resultaram 178 platina, 537 ouro, 5.234 prata e 7.508 medalhas de bronze. De todos os vinhos degustados, apenas 50 foram premiados com “Best in Show”, entre os quias o Monsaraz Reserva Tinto 2017 da Carmim que atingiu 97 de 100 pontos, tornando-se o único vinho do Alentejo com esta distinção.
“Ao lançarmos o Monsaraz Reserva o nosso objetivo era tirar partido das potencialidades da sub-região de Reguengos para alargar o lote típico a castas menos tradicionais. Assim, às típicas Trincadeira e Alicante Bouschet, juntámos a bem adaptada Touriga Nacional. Este vinho pretende ajudar a aumentar a perceção de Reguengos como um local marcado pelo seu terroir exigente, logo capaz de produzir grandes vinhos com elevado potencial de envelhecimento”, afirma os enólogos Rui Veladas e Tiago Garcia em comunicado.
“Este prémio vem oportunamente reconhecer o trabalho incansável e a dedicação das centenas de associados da Carmim, assim como o profissionalismo e a excelência do desempenho dos seus colaboradores”, conclui João Caldeira, diretor geral da cooperativa.