Festa da Ilustração já está a decorrer em Setúbal

Há trabalhos expostos numa dezena de locais da cidade. A Edição deste ano destaca o português André da Loba.

Começou no sábado, em vários locais de Setúbal, a Festa da Ilustração. Trata-se de uma iniciativa municipal que reúne trabalhos do ilustrador português André da Loba, de Osmani Simanca, como convidado estrangeiro, e do veterano TOM, nome artístico de Thomaz de Mello.

Os trabalhos de André da Loba podem ser vistos ao longo deste mês no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística e na Galeria de Exposições da Casa da Cultura. A exposição de Simanca fica patente no Espaço Ilustração da Casa da Cultura até dia 28. Já o conjunto de trabalhos de TOM está na Galeria Municipal do 11, na exposição ‘TOM’, inaugurada no domingo, patente igualmente até 28 de outubro.

O diretor de projeto da Festa da Ilustração, José Teófilo Duarte, destaca a importância do certame a nível nacional e internacional, afirmando que “não há outro evento destes no mundo inteiro”, pelo facto da realização de dez exposições momentâneas e em diversos locais, o que faz esta edição “assentar num território de excelência ao nível da ilustração”.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, esta festa é uma forma de “afirmar a vitalidade cultural, mesmo em tempos difíceis” que impõem restrições à realização de eventos, mas que, ainda assim, “não só é possível concretizá-los, como é um dever insistir na sua realização”.