A 37.ª edição da Feira da Castanha – Festa do Castanheiro, marcada para os dias 14 e 15 de novembro, em Marvão, foi adiada para 2021, devido à pandemia de Covid-19.
O município justifica o adiamento deste certame com a evolução da pandemia e atendendo à situação epidemiológica que se verifica atualmente no concelho.
A autarquia, que é promotora e organizadora deste certame, refere compete ao município, “garantir a segurança e saúde públicas, com a prudência e a responsabilidade social que a todos é exigida” atualmente, motivo pelo qual decidiu o adiamento do certame para os dias 13 e 14 de novembro de 2021.
“Com a certeza de que a saúde de munícipes e visitantes está em primeiro lugar, o município entende que esta é a decisão mais acertada e acredita que, em 2021, Marvão vai voltar a receber milhares de visitantes, em total segurança, na 37.ª edição da rainha de todas as festas do concelho”, realça.
A câmara de Marvão, “consciente da importância da realização deste evento para a economia local”, nomeadamente, para os produtores de castanha, já está a preparar para novembro deste ano um conjunto de iniciativas que permitam “minimizar, tanto quanto possível, o impacto económico negativo” do adiamento.
Nas próximas semanas, e desde que “a evolução da situação epidemiológica no concelho seja favorável”, o município vai anunciar quais as iniciativas previstas para o mês da castanha no concelho.
“Devido ao aumento exponencial de contágios, também no concelho de Marvão”, o município apela ao cumprimento das recomendações de saúde pública – uso de máscara, lavagem e desinfeção das mãos com frequência, respeito pelo distanciamento social e pela etiqueta respiratória.
No Alto Alentejo, o microclima da serra de São Mamede, propício à produção de castanha, já levou a que as entidades que tutelam o setor considerassem a castanha de Marvão como de origem protegida. Na zona predominam nos campos as espécies Bária e Clarinha.