Seixal | Não basta a propaganda é preciso fazer obra

Cada novo ano letivo significa um novo desafio, mas este (2020/2021), é um ano diferente, marcado pela pandemia da COVID-19, pelo que se exige de todos o diálogo constante entre as escolas, a administração central e autarquia local. Todavia, no concelho do Seixal, o executivo comunista tem aproveitado do momento, acentuando, ainda mais, as adversidades no que respeita à área da educação, colocando-se ao lado do problema e não do lado da solução!

Como é o caso do recente protocolo apresentado pelo governo às autarquias, para a remoção e substituição do amianto nas escolas públicas, identificadas no Despacho n. º6573-A/2020, documento que o executivo comunista recusou assinar. Não o fez, mas está a executar a obra fazendo campanha como sendo do seu invento, mas contando com o dinheiro que o governo irá conceder para esse fim.

O mesmo edil comunista, que acusa e promove manifestações contra a administração central, pela não conclusão das obras na Escola Secundária João de Barros, foi recentemente confrontado com o mesmo problema, neste caso, numa obra da sua responsabilidade, na EB1/JI Aldeia de Paio Pires cuja empreitada ficou suspensa devido a situação de incumprimento por parte do empreiteiro. São situações similares, sendo de salientar, que a Escola de Aldeia de Paio Pires viu o seu empréstimo bancário aprovado há mais de 12 anos (em 2008) para a realização da obra, a qual vai continuar por executar.

Ainda temos a situação da EB1/JI Santa Marta do Pinhal a funcionar desde setembro de 2017, que ainda não mereceu ser inaugurada dada a ausência de licença de utilização, uma vez que as obras de construção ainda não foram concluídas.

Acresce dizer, que o executivo comunista tem promovido graves desigualdades na gestão da Ação Social Escolar, por sua exclusiva teimosia, o qual tem impedido que as famílias com crianças a frequentar o prolongamento do horário do pré-escolar público, beneficiem de comparticipação financeira concedida pelo Estado Central. Estas famílias, são obrigadas a pagar mais do dobro pela frequência da resposta social, do que as famílias do resto do país. Porque a lei não é cumprida no concelho do Seixal!

Convém recordar, que depois de mais 2 anos de pressão por parte dos eleitos do PS, hoje, durante as pausas letivas, as crianças fruem do direito a uma refeição paga pelo mesmo valor que no resto do ano letivo e de acordo com o escalão de abono familiar que integram.

O mesmo edil comunista, que enaltece o pouco que faz, mas que escarnece o esforço dos outros, através da seminação de estruturas móveis exigindo ao governo que cumpra as suas obrigações, quando o mesmo não cumpre as suas. É o mesmo, que silencia, que são necessárias mais escolas, mais salas para o desenvolvimento das atividades letivas e não letivas, que garantam a cobertura integral do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, onde continua a imperar o regime de horário duplo no 1.º ciclo EB, contrastando com o cenário existente noutros concelhos do país.

Este tem sido o modelo de gestão que o executivo comunista tem premiado toda a comunidade educativa, cujos intentos se limitam, em alimentar o marketing político eleitoralista comunista assente na desinformação e no sabido queixume.

Não deixa de ser curiosa, a posição do Partido Comunista quanto ao processo de transferência de competências do Estado para as autarquias, pois quando surge a oportunidade para aplicar o que tanto apregoa, a palavra de ordem é para rejeitar.

Não basta a propaganda é preciso fazer obra!

Elisabete Adrião
Vereadora do PS da Câmara Municipal do Seixal