‘Orçamento da Câmara M. Seixal para 2021 – Manter a máquina do PCP e repetir projetos nunca cumpridos’

Bem sei que há pessoas que gostam de dançar ao som de uma música que os marcou num determinado momento da sua vida. E bem sei que também é normal, ao longo da nossa existência, aprender a ouvir a harmonia de outras melodias e despertando para a imensidão de outras opções que nos rodeiam.

Desde o 25 de Abril de 1974, que os residentes do Concelho do Seixal dançam e são geridos ao ritmo da carvalhesa (música do PCP). Não por falta de outras melodias, mas porque se criou um mito, em volta do partido comunista, segundo o qual os comunistas governam bem.

Esta aculturação, a que os Seixalenses se habituaram, tem levado a que, de quatro em quatro anos, a maioria dos eleitores nem se dê ao trabalho de ir votar. Outra parte, fruto da aculturação da boa governança CDU, ou por interesses próprios têm depositado o seu voto consecutivamente na CDU. E assim se tem dominado as gentes da terra Seixaleira.

Só desta forma se compreende que o Partido Socialista ganhe todas as eleições, Legislativas, Europeias, Presidenciais e, quando chegamos às Autárquicas, a CDU vence há mais de 44 anos.

Mas o mundo está em mudança e as gentes do Seixal também estão a mudar de opinião sobre o mito da boa governação comunista. Tanto assim é que, nas últimas Eleições Autárquicas (2017) a CDU perdeu a maioria e venceu (segundo os números publicados…) apenas com mais 3000 votos do que o Partido Socialista. Os resultados deixaram a nu a fragilidade comunista e o final anunciado do domínio comunista no Concelho do Seixal, em 2021.

As Grandes Opções da Câmara do Seixal para 2021 – que traduzem as propostas do conjunto de medidas, de políticas e de investimentos que concorrem para a concretização da execução do orçamento da Câmara – são a prova provada de mais uma música riscada apresentada pela CDU.

Para o ano de 2021 as GOP não são diferentes das de outros anos: O executivo comunista todos os anos inscreve (promete) os mesmos projetos e raramente os realiza. E aqueles que inicia leva uma eternidade para os executar e concluir. Em 2021 não será diferente. Porque havemos de acreditar que será, se decorridos mais de 44 anos de CDU na CMS o não foi?

O voto contra as GOP 2021 (orçamento) dos eleitos socialistas na Câmara Municipal do Seixal, antes de ser um voto de protesto, é um grito de alerta para que a população esteja mais atenta à governação comunista no Concelho do Seixal. Um apelo para que estejam mais despertos e reflitam sobre os muitos projetos que o executivo comunista promete, reincidentemente nas GOP, mas que nunca concretiza. Um desafio para que pensem sobre a importância de ir votar, sobre o significado de democracia e sobre os poderes instalados, que precisam ser mudados. Saibamos criar oportunidades a quem quer Fazer Melhor pelo Concelho do Seixal.

Podem sempre contar connosco.

Eduardo Rodrigues
Vereador eleito pelo Partido Socialista na Câmara do Seixal