Autarcas, tutela e ICNF debatem conservação do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

No encontro, que juntou vários responsáveis, foi realizado um balanço dos 32 anos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) e apontadas estratégias futuras para a conservação das florestas e dos parques naturais.

Durante a reunião foram abordadas as necessidades de investimento nas mais diversas áreas, num momento em que a região é procurada para investimentos na agricultura e turismo, assim como temas que estavam em agenda como a Cogestão do PNSACV, o Campismo e Caravanismo, o Perímetro de Rega do Mira e ainda a situação da revisão do Plano do Parque Natural e a sua passagem a programa.

Os presidentes de câmaras municipais cujos territórios constituem o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina reuniram em Aljezur com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e com o Secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho.

Os autarcas José Alberto Guerreiro (Odemira), Adelino Soares (Vila do Bispo) e José Gonçalves (Aljezur), contaram também com a presença de Nuno Banza, presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), de Castelão Rodrigues, Diretor Regional do mesmo instituto, e dos vereadores António Carvalho e Pedro Ramos.

Esta reunião sucede no âmbito dos 32 anos do PNSACV, ocasião que motivou uma reflecção sobre o estado do mesmo. Os responsáveis concluíram que a conservação da natureza é uma mais-valia para a região.