Empresas alentejanas exportaram 2,9 mil milhões de euros em 2019

As exportações alcançaram um crescimento de cerca de 300 milhões de euros, em comparação com 2018.

Os dados pertencem ao Instituto Nacional de Estatística (INE) e referem que o Baixo Alentejo e o Alentejo Litoral pesam dois terços nas exportações de toda a região, sendo Sines, sem surpresa, o concelho que mais exporta.

No distrito de Beja, Castro Verde é o concelho com o valor mais representativo em termos de exportações (301 milhões de euros), sendo que no de Portalegre (158 milhões de euros) e de Évora (424 milhões de euros), foram as próprias capitais de distrito as mais exportadoras, seguidas dos municípios de Campo Maior e Vendas Novas.

Filipe Pombeiro, presidente da Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral, revelou, em declarações à Rádio Pax, que é muito fácil justificar o crescimento. “Estamos a falar de uma região que cada vez mais produz bens altamente transacionáveis, principalmente, os bens do setor agroalimentar. Fruto dessas exportações, vamos crescendo todos os anos”.

Além do azeite, o vinho é o outro produto com bons resultados proveniente do Alentejo. Entre 2016 e 2019 as exportações para o Brasil duplicaram, valendo agora 12,5 milhões de euros, sendo este o país que mais importa vinhos da região.