Moura testa sistema inovador de eficiência hídrica nos espaços verdes

O município é um dos primeiros a nível nacional a implementar este projeto-piloto que visa a redução dos volumes de água consumidos através da rega de espaços verdes públicos relvados.

A câmara de Moura está a testar um sistema inovador de eficiência hídrica fruto de uma estratégia de sustentabilidade no concelho, tornando-se assim num dos primeiros concelhos a nível nacional a implementar este projeto-piloto que visa a redução dos volumes de água consumidos através da rega de espaços verdes públicos relvados.

A tecnologia inovadora, designada por DryJect e apresentada pela empresa Vibeiras, combina o sistema de arejamento dos solos com a injeção de poliacrilatos de potássio (SAP), que promove a retenção de água ao nível das raízes, permitindo a disponibilização desta de acordo com as necessidades das plantas.

O ensaio foi realizado na passada sexta-feira, no relvado localizado na Praça Sacadura Cabral, uma área total de cerca de 1.000m2. As regas semanais deste espaço deverão agora ser reduzidas para metade, sendo monitorizada a evolução e comportamento do relvado.

A autarquia está a ponderar o alargamento da aplicação desta tecnologia a outros espaços verdes em função da avaliação dos resultados obtidos.