Comércio tradicional de Évora com quebras e expetativas baixas para o Natal

Com o mês do Natal à porta, o comércio tradicional de Évora já regista quebras de 50% nas vendas e as expectativas para a época natalícia “são baixas”, devido às medidas restritivas para combater a pandemia de covid-19.

“Os comerciantes estão na sua maioria com quebras à volta dos 50%”, afirmou hoje a secretária-geral da Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE), Mariana Candeias, em declarações à Lusa.

A responsável indicou que os comerciantes “estão com baixas expectativas”, sobretudo devido à “impossibilidade de circulação entre concelhos” e realçou que a população dos municípios vizinhos do de Évora recorre com frequência ao comércio da cidade.

Esta medida vigora desde as 23h00 de sexta-feira e até às 5h00 de quarta-feira e voltará a aplicar-se novamente entre as 23h00 de 4 de dezembro e as 23h59 de 8 de dezembro.

“Não podendo as pessoas circular entre concelhos, nestes dias em que os comerciantes tinham a expectativa de conseguir vender mais, essas expectativas caíram por terra”, sublinhou Mariana Candeias.

A secretária-geral da ACDE mostrou-se também preocupada com os apelos das autoridades para que as pessoas fiquem em casa, alegando que essa mensagem pode fazer com que “fiquem mesmo em casa e não se desloquem para fazer compras”.

“Por um lado, devíamos incentivar as pessoas a irem ao comércio tradicional nestes dias, mas, por outro lado, se o fazemos, estamos a ir contra o apelo das autoridades. É um pau de dois bicos”, sublinhou.