Foi na categoria “The Amorim Sustainability Award” para uma associação que o PSVA foi distinguido, concorrendo com o projeto “International Wineries for Climate Change” e também com os “Wines of Great Britain”.
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi premiado no dia 7 de dezembro, na 11.ª edição do “The Drinks Business Green Awards”, que distinguem a liderança de organizações ou empresas no mundo do vinho e bebidas espirituosas, no que concerne a boas práticas ambientais e de sustentabilidade.
“É com grande satisfação que anunciamos mais uma distinção do PSVA. Este prémio enche-nos de orgulho dada a qualidade da competição e o seu caráter de abrangência mundial. Reforça igualmente a nossa mensagem de que a sustentabilidade não é uma moda, mas sim o novo paradigma do século XXI. No Alentejo temos a perfeita noção que para que possamos continuar a produzir vinhos de excelente qualidade, temos a responsabilidade de aumentar a capacidade de regeneração e resiliência dos recursos naturais”, salienta em comunicado João Barroso, coordenador do PSVA.
O PSVA, que assinalou este ano o seu 5.º aniversário, é da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e foi criado com o propósito de trazer a produção sustentável à produção vitivinícola da região, ao trabalhar de forma transversal e integrada a atividade económica, o tecido laboral e social e a envolvente ambiental.
Com esta nova distinção, o PSVA encerra o ano com oito galardões, entre os quais se destacam os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, uma iniciativa da Comissão Europeia e coordenada, em Portugal, pelo IAPMEI. Também recebeu o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projeto LIAISON, uma Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade lançada pela Comissão Europeia, bem como, a “Iniciativa do Ano 2019”, por parte dos Prémios Grandes Escolhas, organizados pela revista com o mesmo nome.