Cinco propostas dedicadas ao ambiente vencem OP de Odemira

Escolhidas pela população, as cinco propostas vencedoras dedicadas ao ambiente e às alterações climáticas serão implementadas pelo município de Odemira, no montante global de 300 mil euros.

As cinco propostas vencedoras ao Orçamento Participativo (OP) Municipal foram conhecidas durante uma cerimónia que decorreu no Cineteatro Camacho Costa e transmitida em direto nas redes sociais, na segunda-feira.

As propostas vencedoras, dedicadas ao ambiente e às alterações climáticas, são “Percurso Interpretativo na Zona da Ponte Salvador, Corte Malhão” (Freguesia de S. Martinho das Amoreiras), “Energia Limpa na Freguesia” (Vila Nova de Milfontes), “Comunidade de Energia do Município de Odemira” (Freguesia de S. Luís), “Fontes Vivas” (proposta transversal a todas as freguesias) e “Rede de Guardiões de Sementes Tradicionais – Guardar Património dos Nossos Antepassados” (proposta transversal). Estas serão implementadas pelo município de Odemira no montante global de 300 mil euros.

A 10ª edição do OP de Odemira ficou marcado pelo formato totalmente desmaterializado e exclusivamente dedicado ao tema “Ambiente e Alterações Climáticas”.

O Orçamento Participativo contou com um total de 42 propostas de investimento públicos, sendo que 13 eram referentes a OP Municipal e 29 propostas a processos de freguesias. No caso do Orçamento Participativo das Freguesias, o montante global foi de 130 mil euros, atribuindo 10 mil euros por freguesia.

Dinamizado desde 2011, o Orçamento Participativo integra o programa municipal “Odemira Participa”, incitando ao exercício da cidadania participativa, ativa e responsável, com vista à melhoria da qualidade de vida no concelho.