As medidas de apoio às famílias e empresas do município de Elvas foram prorrogadas por tempo indeterminado e consoante a evolução da pandemia de covid-19 no concelho.
Numa nota publicada na página do município na rede social Facebook é referido que a decisão servirá para “minimizar as consequências e impactos” da pandemia na economia local.
“Estas medidas podem ser alteradas a qualquer momento, dependendo da evolução epidemiológica no concelho”, segundo disse à Lusa uma fonte do município.
Entre as medidas que continuam em vigor está a isenção da taxa de Derrama, da mensalidade da Universidade Sénior e a isenção de pagamento de bancas e rendas de outros espaços no mercado municipal, assim como das taxas dos mercados e feira.
Continua também em vigor a suspensão do pagamento das rendas mensais dos espaços comerciais municipais e das rendas mensais de imóveis destinadas à habitação, propriedade também do município.
Igualmente prorrogadas foram a isenção das taxas de estacionamento de veículos em parque pago no município de Elvas, de ocupação da via pública, de licenciamento e averbamento de veículos afetos ao transporte em táxi, de esplanadas, de renovação de estabelecimentos comerciais e de restauração.
O horário de atendimento presencial no Balcão Único, de segunda a sexta-feira, será efetuado entre as 8h00 e as 13h30.
Além disso, continuam suspensas as sessões de cinema no Auditório São Mateus, a biblioteca municipal mantém-se encerrada, bem como os equipamentos desportivos, o Centro de Negócios Transfronteiriço, o Coliseu Comendador Rondão Almeida, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, a Casa da Cultura, o Forte da Graça, o Forte de Santa Luzia, a Casa da História Judaica e os postos de turismo da praça da República e do castelo.
Estão também suspensas todas as deslocações em autocarros municipais para fora do concelho.