A certificação da estação náutica é uma das ações do município para promover as atividades do concelho, com o objetivo de agregar, dinamizar e potenciar a rede de agentes locais ligados ao turismo náutico.
A Estação Náutica de Odemira encontra-se em fase de certificação, na sequência da candidatura do município, de modo a integrar a rede de Estações Náuticas de Portugal e abrangendo três polos no curso do rio Mira – Vila Nova de Milfontes, Odemira e Albufeira de Santa Clara.
O objetivo é promover as atividades náuticas do concelho, agregando, dinamizando e potenciando a rede de agentes locais ligados ao turismo náutico.
Em comunicado, a autarquia informa que as entidades parceiras serão organizadas em rede “seguindo um protocolo de ação e reunindo um conjunto de atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e população em geral, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas ligadas à cultura e ao ambiente local”.
A Estação Náutica de Odemira será coordenada pelo município e terá como parceiros regionais a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. A nível local envolverá o Clube Náutico de Milfontes, Clube Náutico do Litoral Alentejano, Clube Fluvial Odemirense, Associação Foz do Mira, Agrupamento de Escolas de Odemira, Associação Casas Brancas, Associação Rota Vicentina, CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, empresas de animação turística e operadores marítimo-turísticos, unidades de alojamento e restaurantes.
Em Portugal, a rede das Estações Náuticas conta com 24 estações certificadas e várias em processo de certificação. Na região do Alentejo apenas Sines tem uma Estação Náutica certificada, com Odemira a juntar-se brevemente após a certificação.