Câmara de Moura mantem e reforça apoios sociais

Em 2020, a autarquia apoiou mais de 600 pessoas com os diversos apoios sociais, totalizando um valor de mais de 118 mil euros em apoios. O município afirma que todas estas medidas sociais continuarão em vigor e serão reforçadas.

A câmara municipal de Moura manteve a aposta numa política social mais inclusiva e solidária em 2020. A par dos programas de apoio já implementados em anos anteriores, como é o caso do Apoio à Natalidade e Adoção, a autarquia decidiu criar novos apoios sociais, como a Rede Solidária do Medicamento, o programa Vacinação, o apoio Emergência Social (Covid-19) e ainda a medida Prato Quente, totalizando um valor investido de 118 603,80 euros.

No que toca ao protocolo estabelecido entre o município e a Dignitude, o programa Rede Solidária do Medicamento apoiou 182 pessoas com “poucos recursos financeiros”, afirma a edilidade numa nota de imprensa. O programa Vacinação, disponibilizado aos idosos do concelho, atribuiu cerca de 1.800 vacinas contra a gripe.

Quanto ao apoio Emergência Social (COVID-19), 86 pessoas foram auxiliadas ao nível da subsistência, saúde, habitação e educação, em 2020. Também no âmbito da Covid-19, 49 pessoas foram apoiadas com a medida Prato Quente, que disponibilizava refeições a quem tinha poucos recursos económicos.

Para contribuir para o bem-estar da comunidade, o município disponibilizou apoio psicológico assim como apoio dirigido ao cuidador formal e informal, através de aconselhamento via telefone e e-mail.

A autarquia afirma que todos os apoios sociais continuarão disponíveis e serão reforçados no âmbito das “necessidades diagnosticadas no terreno”.