Cereais do Alentejo ajudam Nestlé a chegar à neutralidade carbónica

Nestlé trabalha com agricultores alentejanos para produzir cereais com características específicas (baixos teores de pesticidas) para o fabrico, entre outros, de papas infantis.

Esta ligação, avança o Agroportal, permite assegurar a qualidade do produto final e promove práticas agrícolas, desde a sementeira até à colheita, mais amigas do ambiente. Tudo medidas que a empresa adotou no âmbito do objetivo de reduzir para metade as suas emissões até 2030 e a atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Neste sentido, as especificações técnicas de matérias-primas são trabalhadas de perto com o agricultor desde o momento da compra da semente, passando pela sementeira e até à colheita. A este nível, o grande objetivo é obter 50 por cento das principais matérias-primas através de práticas mais sustentáveis até 2030.

Com uma linha de investimento já criada para os próximos cinco anos num total de CHF 3,2 mil milhões, o objetivo da Nestlé é substituir a agricultura intensiva por regenerativa, também ela promotora de solos mais saudáveis.