Após oito meses de obras de requalificação no valor de 900 mil euros, que visou “tornar este espaço histórico do centro da cidade mais atrativo”, a Praça da Liberdade voltou a abrir à comunidade local.
A Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, já está aberta ao público após cerca de oito meses de estar encerrada devido às obras de requalificação que a autarquia procedeu. Este projeto integra o PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do concelho, que abrange intervenções nas áreas da regeneração urbana, da mobilidade urbana e para apoiar as comunidades desfavorecidas, num investimento de cerca de 3,4 milhões de euros apoiado a 85% pelo Portugal 2020.
O objetivo da requalificação foi “tornar este espaço histórico do centro da cidade mais atrativo para a população”, refere a edilidade em comunicado enviado à nossa redação. Assim, na área poente da praça, foram criadas mais zonas pedonais e foi também implementado um palco para receber atividades culturais, um sistema de jogo de água com 36 jatos “que permitem fazer ondas e salpicos”. Foram, ainda, instalados 108 bicos de pulverização, “tipo nevoeiro”, que originam a diminuição em três ou quatro degraus centígrados da temperatura ambiente no verão.
A câmara municipal informa, ainda, que “vão ficar instaladas a maioria das esplanadas dos estabelecimentos de restauração” da Praça da Liberdade. Na área nascente, foi colocado um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria com esplanada.
Para promover a mobilidade sustentável, foi também integrado na Praça da Liberdade, um carregador de veículos elétricos, assim como todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas histórias têm uma iluminação cénica. A autarquia prevê “instalar um carrocel na praça quando já não houver restrições devido à pandemia de covid-19” para a utilização desse equipamento de diversão.