Em Monsaraz, a Praça da Liberdade já abriu à população depois das obras de requalificação

Após oito meses de obras de requalificação no valor de 900 mil euros, que visou “tornar este espaço histórico do centro da cidade mais atrativo”, a Praça da Liberdade voltou a abrir à comunidade local.

A Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, já está aberta ao público após cerca de oito meses de estar encerrada devido às obras de requalificação que a autarquia procedeu. Este projeto integra o PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do concelho, que abrange intervenções nas áreas da regeneração urbana, da mobilidade urbana e para apoiar as comunidades desfavorecidas, num investimento de cerca de 3,4 milhões de euros apoiado a 85% pelo Portugal 2020.

O objetivo da requalificação foi “tornar este espaço histórico do centro da cidade mais atrativo para a população”, refere a edilidade em comunicado enviado à nossa redação. Assim, na área poente da praça, foram criadas mais zonas pedonais e foi também implementado um palco para receber atividades culturais, um sistema de jogo de água com 36 jatos “que permitem fazer ondas e salpicos”. Foram, ainda, instalados 108 bicos de pulverização, “tipo nevoeiro”, que originam a diminuição em três ou quatro degraus centígrados da temperatura ambiente no verão.

A câmara municipal informa, ainda, que “vão ficar instaladas a maioria das esplanadas dos estabelecimentos de restauração” da Praça da Liberdade. Na área nascente, foi colocado um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria com esplanada.

Para promover a mobilidade sustentável, foi também integrado na Praça da Liberdade, um carregador de veículos elétricos, assim como todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas histórias têm uma iluminação cénica. A autarquia prevê “instalar um carrocel na praça quando já não houver restrições devido à pandemia de covid-19” para a utilização desse equipamento de diversão.