O Famigerado “TGV”

Não faz qualquer sentido, Portugal:

– Depauperado financeiramente, e com uma das maiores Dívidas Públicas Mundiais;

– Só com 200km de largura, com as novas tecnologias (eixos telescópicos para os comboios de mercadorias, intercambiadores mistos nas fronteiras, eventualmente locomotivas elétricas híbridas multi-tensão) que substituem bem a antiga necessidade de mudar a bitola  (já chegam comboios da China até Madrid passando por 4 bitolas);

– Termos experiência nos APs (Alfas Pendulares) que andam a 220 km/h (e os de nova geração a 250km/h) – assim as vias o permitam – que não é o caso de certos troços da Linha do Norte que liga Lisboa-Porto. É aí que há muito se deve atuar;

– A “velocidade de projeto” do “TGV” é 300km/h, a velocidade máxima de 250km/h, mas o que interessa é a Velocidade Média Operacional, e esta prevê-se ser na ordem dos 120-140 km/h, inferior aos APs. Pelo facto de do lado de Espanha se preverem 4 vezes mais de estações do que em Portugal. E mesmo atravessando a Península de Setúbal, com 800 mil habitantes, o Projeto aí não prever paragem ?

– Com várias alternativas, de que se destacam os mais rápidos e baratos aviões na Ligação Lisboa-Madrid, e até há pouco tempo (agora já nem existe) só existir uma circulação noturna de comboio ligando Lisboa-Madrid, e com baixa taxa de ocupação;

– E para quem tem medo de andar no avião, ainda há a alternativa Rodoviária (Automóveis e luxuosos Autocarros, com Ar Condicionado, e ligação Wi-fi permitindo o uso de Internet, e fazer reuniões de trabalho na viagem. E com a crescente transição energética neste modo de transporte ainda melhor.

Investir em “TGVs” em Portugal, seria mais um “Elefante Branco” que só vai servir os interesses das pujantes indústrias ferroviárias Espanholas…e os bolsos de alguns decisores Portugueses…a pagar pelos Portugueses.

Assim, Portugal não deve Investir numa linha específica só para “TGV ou AVE”, mas sim em linhas mistas (Mercadorias e Passageiros)…e corrigir os inconvenientes da lucrativa linha do Norte!

Caldeira Lucas
Especialista em Transportes